10 ideias para montar e decorar seu jardim e sua horta

10 ideias para montar e decorar seu jardim e sua horta

A arquiteta e paisagista Camila Simhon, com o projeto No Quintal, dá uma ideia bacana para quem quer uma hortinha que fuja do comum: crie uma mandala estruturada com bambus e preencha com hortaliças, temperos e, também, flores. Arremate sua área verde com um balanço para que você possa curtir o frescor das plantas.

 

Tem apenas um cantinho livre em casa pra montar seu jardim? Inspire-se na proposta da engenheira agrônoma e paisagista Cintia Rua para o Espaço Beleza Natural: pendure vasos de orquídeas e helicônias em um pequeno pergolado de bambu com o auxílio de cordas coloridas. Fica lindo!

 

Você não tem muito tempo livre para cuidar das plantas? Invista em espécies de baixa manutenção, como fez a paisagista e designer floral Laura Eubanks, no Jardim de Cactus e Suculentas para Espaços Internos. Se o espaço em casa for escasso, que tal montar um quadro de 100 cm x 50 cm com grande variedade de suculentas e sementes desidratadas? Fica bem bonito e dá o toque de natureza ao lar.

 

Que tal usar aquela escada de madeira antiga (e sem utilidade) para expor e organizar os vasos de temperos? Na Varanda com Jardim, elaborada pela paisagista e designer floral Regina Camargo, a escada fica ao lado do local de descanso e lazer, mas você pode colocá-la na cozinha ou na varanda. Dê um charme a mais ao conjunto escrevendo nos vasinhos os nomes das espécies cultivadas.

 

O Espaço Beleza Natural, criado pela engenheira agrônoma e paisagista Cintia Rua, tem ideias legais para renovar a cara do seu jardim: pendure cestarias na parede e apoie sobre um aparador fotografias de paisagens que estejam "em sintonia" com sua área ajardinada.

 

Você ama essas lindas flores, mas não sabe onde colocá-las em casa? Faça como a dupla de paisagistas Joacir Alves e Caroline Batista Arantes, no espaço Um pomar no Paraíso: monte um "tapete" vertical e colorido, pendurando os vasinhos de orquídeas Phalaenopsis em uma estrutura metálica apoiada na parede.

 

Cultive temperos e ervas aromáticas em vasos de polietileno de vários tamanhos e cores como fizeram a decoradora Silvana Novaes e a paisagista Ana Maria Gaspar no espaço Frutos do Jardim. Para facilitar o manuseio das plantas, coloque os recipientes sobre pallets e em caixotes de feira.

 

Que tal cultivar no gazebo ou pergolado de madeira espécies de trepadeiras como o maracujá de flores vermelhas? Incremente a estrutura pendurando, também, garrafinhas com flores miúdas! O resultado é um local com ar bucólico como o do espaço Roseiras Alemãs, dos paisagistas Ligia Rualdes e Fernando Codo.

 

Venezianas de madeira antigas, descartadas em lixos e caçambas, podem decorar sua área ajardinada! Os paisagistas Marcos Brancher e Sylvia Schleier, ao criar o Pátio dos Sentidos, transformaram as janelas em estruturas para receber vasinhos de flores. Fica um charme!

 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2015/09/16/expoflora-mostra-de-paisagismo-2015.htm?fotoNav=1#fotoNav

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo